Peugeot 206 1.0 16 válvulas anos de 2000 à 2004 - BertosoJr

VEJA

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quarta-feira, 17 de maio de 2017

Peugeot 206 1.0 16 válvulas anos de 2000 à 2004

Manual técnico Peugeot 206


Peugeot 206 1.0 16 válvulas  anos de 2000 à 2004

Identificação do veículo

Modelo-206
Motor - 1.0
Combustível -Gasolina
Versão-  D4D 16V
Cilindrada- 999
Diâmetro x Curso-  69 x 66,8mm

Verificações de Revisão

Taxa de compressão - 9,8:1
Ordem de explosão - 1-3-4-2
Quantidade de óleo  - 3L
Folga das válvulas  Admissão 0,05-0,12mm
Folga das válvulas  Escape - 0,15-0,22mm
Folga entre guia e haste de válvula de Admissão - 0,02mm (Máximo)
Folga entre guia e haste de válvula de Escape -  0,03mm (Máximo)

Bloco do motor


Diâmetro do cilindro  - 69,00 mm
Folga do pistão com o cilindro -0,04 - 0,05 mm
Diâmetro do alojamento dos mancais principais  - 47,63 mm 

Anéis


Folga entre pontas dos anéis - 1ª canaleta -0,20 - 0,35 mm
Folga entre pontas dos anéis - 2ª canaleta -0,35 - 0,50 mm
Folga entre pontas dos anéis - 3ª canaleta -0,20 - 0,90 mm

Árvore de manivelas 


Diâmetro dos munhões - 43,99 - 44,00 mm
Folga radial da bronzina central - 0,02 - 0,04 mm
Diâmetro dos moentes - 39,98 - 40,00 mm
Folga radial das bronzinas de biela - 0,02 - 0,06 mm
Folga axial da árvore de manivelas - 0,04 - 0,23 mm

Bielas 


Diâmetro dos alojamentos das bronzinas de biela - 43,63 mm
Diâmetro dos alojamentos das buchas de biela - 17,50mm

Comando de válvulas


Diâmetro dos mancais - 24,98 mm

Aperto do cabeçote


Altura do cabeçote  - Tipo 1
Standart - 111,30 mm
Mínima - 110,70 mm

Altura do cabeçote  - Tipo 2
Standart - 113,50 mm
Mínima - Não retificar

Altura do cabeçote  - Tipo 3
Standart - 99,00 mm
Mínima - Não retificar

Torque no cabeçote - Substituir parafusos 
1ª Etapa -20 Nm
2ª Etapa - 80°
3ª Etapa - 80°
4ª Etapa - 80°

Sequência de aperto dos parafusos do cabeçote -
Caracol como na figura abaixo

10----6----2-----3----7
    
9-----5-----1----4-----8

Outros Torques


Torque do volante - 
1ª Etapa  - 18 Nm
2ª Etapa  - 110°

Torque nas capas dos mancais - 
1ª Etapa  - 20 Nm
2ª Etapa  - 80°

Torque nas capas das bielas - 
1ª Etapa  - 14 Nm
2ª Etapa  - 40°


SINCRONISMO CORREIA DENTADA

Período de troca

O intervalo de troca recomendado é de até 80.000 Km

Tempo de tarefa

2,30 horas
2,70 horas

Ferramentas especiais

Localização :  componente

AM            -----      Pinos trava da árvore de manivelas
Especial     -----      Ferramenta de tensionamento da correia

Precauções e prevenções

Desconecte o cabo do terra da bateria
Remova o plug do conta giros do motor
Gire o motor no sentido horário até as marcas do ponto
Observe o torque dos parafusus
Marque a posição da arvore de manivelas depois remova
Não gire o motor pelo comando de válvulas ou outras polias
Não gire o motor pelo comando de válvulas ou outras polias depois da correia removida

Diagrama



Remoção


1..Insira o motor em PMS.
2..Alinhar o rasgo da polia com o ressalto na tampa de proteção da mesma interna
3..Alinhar o rasgo da polia da árvore de manivelas com ressalto na carcaça da bomba de óleo

















4..Travar Volante do motor com um pino de trava
5..Solte o parafuso da polia do tensor


6..Teste o desgaste ,folgas dos rolamentos do tensor e dos guias , é recomendado a troca pelo fabricante.
7..Apertar o parafuso da polia da árvore de manivelas juntamente com a arruela para mantela imobilizada


Instalação

1..Confira as marcas de ponto se coincidem com o exemplo do diagrama


2..Destrave o volante do motor
3..Com a chave de boca sextavada de 6 mm gira o tensor até o ponto máximo
4..Tensione o tensor e aperte o parafuso do tensor
5..Agora gire o motor 6 voltas no sentido horário posicionando no final do PMS
6..Alinhe a referência móvel do tensor com a referência fixa que é deixar os orifícios do tensor  na posição horizontal e aperte o parafuso do tensor com aperto de 24 Nm
7..O torque de aperto do parafuso da árvore de manivelas é de 40 + 70º + 5º